segunda-feira, 16 de maio de 2011

A feira do livro e eu

A visita à Feira do Livro é uma espécie de ritual que tenho cumprido todos os anos com o P., e este ano fartei-me de comprar livros, para crianças claro!

aqui destaco 3 importantes para mim:
1. O livro "A Colher de Pau" da Maria de Lurdes Modesto, que é um dos maiores sucessos de sempre sobre gastronomia portuguesa. É um livro com dicas e receitas simples e tradicionais que procura ensinar às meninas, futuras donas-de-casa, os conceitos e receitas básicas tipicamente portuguesas. É igualzinho ao livro editado pela 1ª vez em 1966 e agora tem uma tradicional colher de pau de oferta. Quem precisa de uma bimby quando tem este livro, a colher de pau e tacho, hein!?!?

2. Passeando descontraidamente pela zona dos alfarrabistas, dei de caras com uma 1ª edição do livro "Anita Mamã". Fiquei muito contente porque esta era uma falta clássica na minha colecção de livros da menina Anita.
Até aqui tudo estava perfeito, e se bem que até hoje eu tenha conseguido por em prática (com muito sucesso aliás!) os meus dotes para a culinária e para a maternidade, lá segui em frente toda contente com os clássico ensinamentos de culinária da Mª Lurdes Modesto e de puericultura e mimice com a Anita. 
Enquanto descia a rua pensava para mim mesma: "Ana Sofia, se isto de seres uma mulher gira, dona de casa exemplar e mãe super dedicada não é fácil, então tens que encontrar um sitio onde possas compreender os monstros que também vivem dentro de ti!"... foi então que...
3. Mais à frente, não fui capaz de resisitir ao "O sítio das coisas Selvagens" ou "Where the wild things are" no título original. A história é pequenina e simples, sobre como encontramos, principalmente as crianças porque os adultos costumam ser pouco criativos e ter uma visão do mundo demasiado racional e limitadora, sempre formas saudáveis e bonitas de resolver as nossas fúrias e angustias, principalmente as que envolvem as pessoas de quem mais gostamos na vida. Todos, crianças e adultos, precisamos de ir ao sitio das coisas selvagens, encontrar um ou outro mostro, libertar a fúria e voltar outra vez. 
O livro tem as ilustrações originais do autor Maurice Sendak e deu origem a um filme de 2 horas.
O engraçado é que, quando cheguei à banca da editora disse logo sem hesitar que queria levar o livro e, talvez por não ter conseguido disfarçar o meu encanto e entusiasmo com os bonecos que enfeitavam uma prateleira e a t-shirt que o rapaz que nos estava a atender atrás do balcão tinha vestida, o dito rapaz resolveu oferecer-me uma coisa especial, ou seja, um poster espectacular, enorme e ilustrado com os "mostros da história".
Fiquei toda contente e disse ao P. :
-Acho que ficava giro em exibição numa parede do escritório lá de casa!



Sem comentários:

Enviar um comentário